O abaldeiro é um profissional responsável por transportar água em baldes. Ele pode ser encontrado em diversas áreas, como construção civil, agricultura e serviços gerais. Além disso, também pode se referir a uma pessoa que tem habilidade para carregar grandes quantidades de líquido em recipientes. Conheça mais sinônimos, significados e curiosidades sobre essa palavra em nosso blog!

O Significado e os Sinônimos de Abaldeiro no Contexto da Língua Portuguesa

O termo “abaldeiro” é utilizado na língua portuguesa para designar alguém que carrega baldes, normalmente de água. Esse substantivo também pode ser utilizado de forma figurada, para se referir a alguém que age de forma subserviente ou servil, como um “puxa-saco” ou bajulador.

Algumas palavras sinônimas de “abaldeiro” são: carregador de baldes, aguadeiro, baldeiro, copeiro, serviçal, subalterno.

É interessante notar que a origem da palavra “abaldeiro” vem do latim “vadare”, que significa “ir” ou “andar”. Isso está relacionado à tarefa de carregar baldes, que envolve o movimento de ir e voltar para buscar água.

Em relação à classe gramatical, “abaldeiro” é um substantivo masculino. Quanto à separação silábica, temos a seguinte divisão: a-bal-dei-ro.

Quanto ao verbo associado a essa palavra, temos o verbo “abaldar”, que se refere à ação de carregar um balde com algo. Por exemplo, podemos dizer: “ele abalda água do poço”.

Essas informações são úteis para entender melhor o significado e as nuances da palavra “abaldeiro” no contexto da língua portuguesa.

Perguntas Frequentes

Sinônimos de abaldeiro: carregador, porteiro, estivador.

Sinônimos de abaldeiro: carregador, porteiro, estivador.

O termo “abaldeiro” pode ter diversos significados dependendo do contexto em que é utilizado. Alguns sinônimos para esta palavra são “carregador”, “porteiro” e “estivador”. Estes sinônimos podem ser utilizados em substituição ao termo “abaldeiro” em diferentes situações, de acordo com o sentido desejado. Vale ressaltar que a escolha do sinônimo adequado dependerá do contexto em que a palavra está sendo utilizada.

Significado da palavra abaldeiro: pessoa encarregada de carregar ou descarregar algo, como mercadorias ou bagagens.

O significado da palavra “abaldeiro” é uma pessoa encarregada de carregar ou descarregar algo, como mercadorias ou bagagens. Essa pessoa tem a responsabilidade de movimentar os objetos de um local para outro, seja manualmente ou utilizando equipamentos apropriados.

Exemplo:
– O abaldeiro do hotel ajudou os hóspedes a carregarem suas malas para o quarto.

Algumas palavras sinônimas de “abaldeiro” são: carregador, transportador, portador, bagageiro.

Espero ter ajudado com a sua dúvida!

Curiosidade sobre abaldeiro: o termo abaldeiro tem sua origem no latim “ad balteum”, que significa “ao redor do cinto”, fazendo referência às pessoas que carregavam objetos amarrados ao corpo.

Curiosidade sobre abaldeiro: o termo abaldeiro tem sua origem no latim “ad balteum“, que significa “ao redor do cinto“, fazendo referência às pessoas que carregavam objetos amarrados ao corpo.

Em conclusão, o termo “abaldeiro” pode ser entendido como sinônimo de “baldeiro” ou “baldeante”, referindo-se àquele que carrega baldes ou que utiliza um balde para realizar determinada tarefa. Essa palavra, cuja origem provém do substantivo “balde”, tem sua aplicação principalmente no contexto de atividades domésticas, agrícolas ou industriais.

É importante ressaltar que, além dos sinônimos mencionados, a palavra “abaldeiro” pode também assumir outros significados dependendo do contexto em que é empregada. Por exemplo, na linguagem coloquial, pode ser utilizada para designar alguém que é muito comilão ou que tem grande apetite.

No mundo da língua portuguesa, o estudo e compreensão dos sinônimos são fundamentais para enriquecer nosso vocabulário, tornando nossa comunicação mais precisa e diversificada. Ao explorar diferentes palavras e seus sinônimos, expandimos nosso repertório linguístico e adquirimos novas formas de expressão.

Dessa forma, o conhecimento sobre sinônimos, assim como o entendimento dos significados das palavras, é uma poderosa ferramenta para aprimorar nossa comunicação escrita e falada. Além disso, aprofundar-se nas informações adicionais como origem, classe gramatical, conjugação verbal e separação silábica traz um maior entendimento sobre a palavra em questão.

Portanto, ao utilizar um dicionário de sinônimos, como este site, os usuários têm a oportunidade de expandir seu vocabulário, melhorar sua escrita e enriquecer suas habilidades linguísticas. Dessa forma, o estudo dos sinônimos e significados de palavras contribui para um domínio mais completo da língua portuguesa.