Abbatissa é um termo do latim medieval que significa “abadessa”. Refere-se à mulher que ocupa o cargo de superiora em um mosteiro ou convento. Além de conhecer os sinônimos dessa palavra, você também encontrará informações sobre significado, origem e curiosidades relacionadas a ela.

Descubra todos os sinônimos, significados e curiosidades sobre a palavra abbatissa na língua portuguesa

Abbatissa é um substantivo feminino que tem origem no latim “abbatissa”. No contexto religioso, abbatissa é o título dado à mulher que ocupa o cargo de abadessa, ou seja, a superiora de um convento feminino.

Sinônimos para abbatissa incluem: superiora, madre, reverenda, monja, entre outros.

Não existem antônimos específicos para abbatissa, já que se trata de um título único.

Algunas informações interessantes sobre abbatissa são:

– Origem da palavra: abbatissa vem do latim “abbatissa”, que deriva de “abba” (pai) e “tissa” (mulher).

– Classe gramatical: abbatissa é um substantivo feminino.

– Separação silábica: ab-ba-tis-sa.

– Tipo do verbo: não se aplica, pois abbatissa é um substantivo.

– Conjugação do verbo: não se aplica, pois abbatissa é um substantivo.

– Definição do tempo verbal: não se aplica, pois abbatissa é um substantivo.

Você pode utilizar essas informações para enriquecer seu conhecimento sobre a palavra abbatissa. Lembre-se de sempre verificar o contexto adequado e consultar dicionários confiáveis para obter mais detalhes e sinônimos.

Perguntas Frequentes

Qual é o significado de “abbatissa” em língua portuguesa?

A palavra “abbatissa” em língua portuguesa significa “abadessa” em português. O termo “abbatissa” é um substantivo feminino de origem latina que se refere à superiora de um mosteiro feminino, equivalente ao cargo de abade em um mosteiro masculino. A abbatissa ou abadessa é responsável por liderar e administrar a comunidade religiosa sob sua responsabilidade.

Existem sinônimos para a palavra “abbatissa”?

Sim, existem sinônimos para a palavra “abbatissa” em português. Alguns sinônimos possíveis seriam “abadessa” e “mãe superiora”. É importante ressaltar que essas palavras têm o mesmo significado e são utilizadas para se referir à superiora de um convento ou mosteiro feminino.

Quais são as informações interessantes sobre a origem da palavra “abbatissa”?

Espero que essas questões sejam úteis para o seu post no site de sinônimos. Lembre-se de abordar também outros aspectos importantes, como classe gramatical, separação silábica, tipo e conjugação do verbo, definição do tempo verbal da palavra, entre outros.

A palavra “abbatissa” é de origem latina e significa “abadessa”, ou seja, a mulher que exerce funções de abade em um convento ou mosteiro.

Quanto à classe gramatical, “abbatissa” é um substantivo feminino. Em relação à separação silábica, temos: ab-ba-tis-sa.

No que diz respeito ao tipo e conjugação do verbo, é importante ressaltar que “abbatissa” não é um verbo, mas sim um substantivo.

Sobre o tempo verbal da palavra, é válido mencionar que o termo “abbatissa” não está relacionado a um tempo verbal específico, já que se trata de um substantivo e não de um verbo.

Além disso, é interessante destacar que “abbatissa” é uma palavra que faz parte do vocabulário religioso e está relacionada à hierarquia eclesiástica dos conventos e mosteiros. É uma palavra que remonta à Idade Média e era utilizada para designar a mulher responsável pela administração e liderança de um convento feminino. A abbadessa exercia autoridade sobre as freiras e cuidava da organização e gestão do local.

Espero que essas informações sejam úteis para enriquecer seu conteúdo sobre sinônimos, significados de palavras e língua portuguesa.

Portanto, concluímos que “abbatissa” é um termo sinônimo de “abadessa”, utilizado para se referir à superiora de um convento ou mosteiro feminino. Essa palavra possui sua origem no latim “abatissa”, que deriva do latim “abbas” (abadia). Trata-se de um substantivo feminino singular, com separação silábica em ab-ba-tis-sa. Em relação à conjugação verbal, não aplicam-se as regras da conjugação dos verbos regulares, uma vez que “abbatissa” é um substantivo.

Além disso, vale a pena ressaltar que a utilização do termo “abbatissa” pode ser considerada mais formal ou poética, sendo mais comum o uso do termo “abadessa” no dia a dia.

Esperamos que essas informações sobre “abbatissa” tenham sido úteis e enriquecedoras para seu vocabulário. Continue explorando nosso site para descobrir mais sinônimos, significados e curiosidades sobre a língua portuguesa.