Abelotado: palavra de origem incerta, utilizada para descrever alguém distraído, com os pensamentos dispersos. Sinônimos possíveis incluem: desatento, avoado, sonhador. Não há antônimos diretos para “abelotado”. Classe gramatical: adjetivo. Separacão silábica: a-be-lo-ta-do. Verbo relacionado: abelotar (conjugado nas diversas formas verbais). Essas informações serão abordadas mais detalhadamente no artigo sobre “abelotado” em nosso blog de sinônimos.

Descubra os sinônimos, significados e curiosidades sobre ‘abelotado’ na língua portuguesa

Abelotado é um termo que pode ser utilizado em diferentes contextos na língua portuguesa. Neste post, vamos explorar os sinônimos, significados e curiosidades sobre essa palavra.

Sinônimos de abelotado:
1. Desajeitado
2. Trapalhão
3. Estabanado
4. Descuidado

Significados de abelotado:
1. No sentido literal, abelotado refere-se a algo que está coberto de abeloas (bolinhas) ou pequenos pontos.
2. No sentido figurado, abelotado pode indicar alguém desastrado, desajeitado ou atrapalhado.

Curiosidades:
– A palavra abelotado tem origem no latim “abelotare”, que significa cobrir com pequenas bolas.
– Embora seja menos usado nos dias de hoje, o termo abelotado ainda é encontrado em textos literários e poéticos.
– É importante notar que abelotado é um adjetivo, portanto, pode variar em gênero e número de acordo com o substantivo ao qual se refere.

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: a-be-lo-ta-do
Tipo do verbo: irregular
Conjugação do verbo: presente do indicativo – abeloto, abelotas, abelota, abelotamos, abelotais, abelotam
Definição do tempo verbal: presente

Essas são algumas informações sobre a palavra abelotado. Esperamos que este post tenha sido útil para você conhecer um pouco mais sobre os sinônimos, significados e curiosidades dessa palavra na língua portuguesa. Fique atento às nossas próximas postagens com mais palavras interessantes!

Perguntas Frequentes

Sinônimos de abelotado: tonto, distraído, desatento.

Sinônimos de abelotado: tonto, distraído, desatento.

Significado da palavra abelotado: que age ou se comporta de modo bobo ou ingênuo.

O significado da palavra “abelotado” é uma pessoa que age ou se comporta de modo bobo ou ingênuo. Trata-se de um adjetivo utilizado para descrever alguém que tem atitudes ingênuas, tolas ou simplesmente não tem muita noção das coisas. Por exemplo, uma pessoa que acredita em todas as brincadeiras e piadas sem perceber que estão sendo enganadas pode ser considerada abelotada.

Sinônimos de “abelotado”: ingênuo, bobo, tolo, inocente, simplório, idiota.

Portanto, o termo “abelotado” é usado para descrever pessoas que agem de forma boba ou ingênua em situações diversas.

Curiosidade sobre abelotado: essa palavra tem origem incerta, mas é relacionada com a expressão “abobalhado”, que também significa agir de forma boba ou ingênua.

Curiosidade sobre abelotado: essa palavra tem origem incerta, mas é relacionada com a expressão “abobalhado”, que também significa agir de forma boba ou ingênua.

Em suma, o termo “abelotado” é um exemplo fascinante da diversidade e riqueza do idioma português. Com sua origem incerta e significado único, essa palavra intriga e desafia até mesmo os falantes nativos. Ao explorar suas nuances e sinônimos, podemos perceber como a língua evolui e se adapta ao longo do tempo. É importante lembrar que palavras como “abelotado” são parte essencial do nosso patrimônio linguístico e merecem ser valorizadas e preservadas. E assim, nós do site de sinônimos esperamos ter enriquecido seu vocabulário e incentivado um maior interesse pela linguagem.