Ablaçar é o ato de retirar gradualmente o leite materno da alimentação de um bebê, substituindo-o por alimentos sólidos. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento do bebê, garantindo a adaptação à alimentação independente. Ablaçar pode ser sinônimo de desmamar ou desaleitar.

Ablactar: Sinônimos, Significados e Informações sobre essa Palavra na Língua Portuguesa.

Ablactar: Sinônimos, Significados e Informações sobre essa Palavra na Língua Portuguesa.

Sinônimos: desmamar, desaleitar, desamamentar.

Significados: Ablactar é um verbo transitivo direto que significa o ato de desmamar, ou seja, interromper a amamentação de um bebê, substituindo o leite materno por outro alimento. É um termo comumente utilizado na área da pediatria e cuidados maternos.

Ablactar também pode ser usado no sentido figurado, indicando a retirada gradual ou brusca de algum hábito, vício ou dependência de algo.

Antônimos: amamentar, aleitar.

Informações adicionais:

Origem: A palavra “ablactar” tem origem no latim “ablatas”, que significa “tirar o leite”.

Classe gramatical: Ablactar é um verbo regular do primeiro grupo, ou seja, sofre a conjugação nos verbos terminados em -ar.

Separção silábica: a-blac-tar.

Conjugação do verbo:
– Eu ablactei
– Tu ablactaste
– Ele/Ela ablactou
– Nós ablactamos
– Vós ablactastes
– Eles/Elas ablactaram

Definição do tempo verbal: No tempo verbal presente, o verbo ablactar indica uma ação que está acontecendo no momento em que se fala. Já no tempo verbal pretérito, indica uma ação que ocorreu no passado.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para o seu entendimento sobre a palavra “ablactar”. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sinônimos, significados ou informações sobre outras palavras, não hesite em explorar nosso site.

Perguntas Frequentes

Sinônimos de “ablactar”:

– Desmamar
– Desaleitar
– Deslactar

Sinônimos de “ablactar”:

Desmamar: O ato de retirar gradualmente a amamentação de um lactente, substituindo o leite materno por outros alimentos.
Desaleitar: Sinônimo menos utilizado para desmamar, também se refere ao ato de retirar a amamentação de um bebê.
Deslactar: Outro sinônimo usado para desmamar, indicando o processo de interromper a amamentação e introduzir outros alimentos.

Esses termos são utilizados no contexto da Língua Portuguesa para descrever o ato de parar a amamentação e iniciar a alimentação sólida ou outros tipos de leite.

Significado da palavra “ablactar”:

Ablactar significa interromper gradualmente o aleitamento materno ou a administração de leite para uma criança ou animal jovem, substituindo-o por alimentos sólidos ou outros tipos de alimento.

Ablactar: significa interromper gradualmente o aleitamento materno ou a administração de leite para uma criança ou animal jovem, substituindo-o por alimentos sólidos ou outros tipos de alimento.

Informações interessantes sobre “ablactar”:

– Origem da palavra: do latim “ab” (afastar) + “lactare” (amamentar).
– Classe gramatical: verbo transitivo direto.
– Separação silábica: a-blac-tar.
– Tipo de verbo: regular.
– Conjugação do verbo no presente do indicativo:
– Eu ablacto
– Tu ablactas
– Ele/Ela ablacta
– Nós ablactamos
– Vós ablactais
– Eles/Elas ablactam
– Definição do tempo verbal da palavra “ablactar”: presente do indicativo = ação que ocorre no presente, indicando o ato de interromper gradualmente o aleitamento.

Ablactar é um verbo transitivo direto que tem origem no latim “ab” (afastar) + “lactare” (amamentar). Na conjugação do presente do indicativo, possui as seguintes formas: eu ablacto, tu ablactas, ele/ela ablacta, nós ablactamos, vós ablactais, eles/elas ablactam.

O verbo “ablactar” refere-se ao ato de interromper gradualmente o aleitamento, ou seja, deixar de amamentar um bebê ou criança aos poucos, substituindo o leite materno por outros alimentos.

Em conclusão, podemos afirmar que o verbo “ablactar” possui como sinônimos “desmamar” e “desaleitar”, indicando o ato de desmamar ou retirar gradualmente o leite materno da alimentação de um bebê. Além disso, é importante ressaltar que esse processo faz parte do desenvolvimento infantil e impacta diretamente na saúde e nutrição dos pequenos.

Ablactar é uma palavra de origem latina, proveniente do termo “ablatum”, que significa “retirado”. Na língua portuguesa, ela é classificada como um verbo transitivo direto e tem sua separação silábica em “a-blac-tar”, com ênfase na penúltima sílaba.

Quanto à conjugação verbal, temos:

– Presente do indicativo: eu ablacto, tu ablactas, ele/ela ablacta, nós ablactamos, vós ablactais, eles/elas ablactam.
– Pretérito perfeito do indicativo: eu ablactei, tu ablactaste, ele/ela ablactou, nós ablactamos, vós ablactastes, eles/elas ablactaram.
– Pretérito imperfeito do indicativo: eu ablactava, tu ablactavas, ele/ela ablactava, nós ablactávamos, vós ablactáveis, eles/elas ablactavam.
– Futuro do presente do indicativo: eu ablactarei, tu ablactarás, ele/ela ablactará, nós ablactaremos, vós ablactareis, eles/elas ablactarão.

Em suma, a palavra “ablactar” tem um significado específico relacionado ao processo de desmame, sendo essencial conhecer seus sinônimos, utilizá-la corretamente e entender seu contexto na língua portuguesa.