O termo “abolitivo” denota algo que tem o poder ou a capacidade de abolir, extinguir ou anular. É um adjetivo derivado do verbo “abolir”. Em um contexto jurídico, pode se referir a leis ou medidas que têm como objetivo eliminar uma prática ou instituição.

Descubra tudo sobre o termo ‘abolitivo’: sinônimos, significados, origem, curiosidades e muito mais!

Abolitivo é um termo utilizado na Linguagem Jurídica para definir algo que tem o poder de abolir, anular ou extinguir algo. Na área do Direito, esse adjetivo é muito utilizado para descrever leis, medidas ou ações que visam eliminar ou extinguir determinadas práticas, costumes ou direitos.

Sinônimos de ‘abolitivo’:
– Anulador
– Abolicionista
– Extintor
– Eliminador

Origem da palavra ‘abolitivo’:
O termo ‘abolitivo’ tem origem no latim “abolitivus”, que significa “que extingue” ou “que abole”. A palavra é derivada do verbo latino “abolere”, que significa “destruir”, “aniquilar” ou “abater”.

Curiosidades sobre ‘abolitivo’:
– ‘Abolitivo’ é um termo frequentemente utilizado em referência ao processo de abolição da escravidão.
– Na área do Direito Penal, o termo ‘abolitivo’ pode ser utilizado para descrever uma lei ou uma medida que extingue a punibilidade de determinado crime.

Classe gramatical e separação silábica:
O termo ‘abolitivo’ é um adjetivo. Quanto à separação silábica, a palavra é dividida em sílabas da seguinte forma: a-bo-li-ti-vo.

Tipo de verbo e conjugação:
Em relação ao verbo ‘abolir’, que é o verbo principal a partir do qual o adjetivo ‘abolitivo’ é formado, este encontra-se no infinitivo. O verbo ‘abolir’ é classificado como um verbo irregular, sendo conjugado da seguinte forma no presente do indicativo:
– Eu abolo
– Tu aboles
– Ele/Ela abole
– Nós abolimos
– Vós abolis
– Eles/Elas abolam

Definição do tempo verbal:
O termo ‘abolitivo’ é utilizado para descrever algo que tem o poder de abolir ou extinguir algo no presente.

Perguntas Frequentes

Sinônimos de “abolitivo”: anulatório, revogatório, ab-rogativo.

Os sinônimos de “abolitivo” são: anulatório, revogatório, ab-rogativo.

Significado: Diz-se daquilo que tem o poder de abolir, anular ou revogar algo.

Significado: Diz-se daquilo que tem o poder de abolir, anular ou revogar algo.

Origem da palavra: Deriva do latim “abolitivus”, que significa “destruir” ou “anular”.

(Como se trata de um formato específico para um post em um site de sinônimos e significados, não incluí outras informações como antônimos, separação silábica, conjugação verbal, etc.)

Origem da palavra: Deriva do latim “abolitivus”, que significa “destruir” ou “anular”.

Em conclusão, o termo “abolitivo” é uma palavra de extrema importância no contexto da língua portuguesa. Podemos destacar que seu significado está relacionado à ideia de abolição ou anulação de algo, comumente utilizado na legislação. Essa palavra pertence à classe gramatical dos adjetivos e sua separação silábica é a.bo.li.ti.vo. Além disso, é interessante ressaltar que o antônimo de “abolitivo” é “constitutivo”, ou seja, que acrescenta ou estabelece algo.

A origem da palavra “abolitivo” remonta ao latim “abolitivus”, derivado do verbo “abolire”, que significa “destruir” ou “eliminar”. Dessa forma, compreender seu sentido é fundamental para uma boa comunicação e interpretação de textos jurídicos, por exemplo.

Devido à sua importância e relativa complexidade, é essencial ter acesso a um dicionário de sinônimos confiável para enriquecer nosso vocabulário e aprimorar nossa escrita. Portanto, utilizar um site de sinônimos como ferramenta de consulta pode ser extremamente útil para ampliar nossos conhecimentos linguísticos e garantir uma comunicação mais precisa.

Lembrando sempre que a língua portuguesa é viva e sofre constantes alterações e adaptações, é indispensável buscar atualizações e novidades para garantir uma comunicação eficiente e adequada em qualquer área profissional ou pessoal. Então, não deixe de explorar as diversas possibilidades e significados que as palavras podem oferecer, tornando-se cada vez mais fluente e seguro na língua portuguesa.