Água-vermelha: sinônimo de sangue. Substantivo feminino que se refere ao líquido vermelho que circula no corpo humano e em outros animais, sendo essencial para a vida. Também pode ser usado metaforicamente para expressar violência ou uma situação delicada.

Água-vermelha: Sinônimos, significados e curiosidades da palavra no contexto da Língua Portuguesa

Água-vermelha é uma palavra composta que faz referência a um tipo de água cor vermelha. Ela é formada pela junção do substantivo “água” com o adjetivo “vermelha”.

Sinônimos:

– Água sanguinolenta
– Água rubra

Significado:

O significado da expressão “água-vermelha” está relacionado à presença de pigmentos responsáveis pela coloração avermelhada na água. Essa coloração pode ser causada por fenômenos naturais, como a presença de algas vermelhas ou minerais na água.

Curiosidades:

– A cor vermelha na água geralmente chama a atenção e desperta curiosidade nas pessoas.
– Em algumas regiões, a água-vermelha é associada a eventos naturais, como a reprodução de certas espécies de peixes ou a floração de determinadas plantas aquáticas.

Classe gramatical:

– Substantivo feminino composto

Separação silábica:

– Á-gua-ver-me-lha

Tipo do verbo:

– Não há verbo nessa palavra composta.

Conjugação do verbo:

– N/A

Definição do tempo verbal:

– N/A

Espero que essas informações sobre “água-vermelha” tenham sido úteis para você! Se tiver mais alguma dúvida ou quiser conhecer outros sinônimos, estou à disposição.

Perguntas Frequentes

Portanto, concluímos que a expressão “água-vermelha” é um termo utilizado na linguagem popular brasileira para se referir à cachaça, uma bebida alcoólica destilada feita a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar. Essa designação ganhou popularidade devido à coloração avermelhada que alguns tipos de cachaça adquirem ao envelhecerem em barris de madeira. É importante ressaltar que, no contexto deste artigo, nós abordamos o sentido figurado e coloquial desse termo, não tratando do seu aspecto técnico, como a classificação gramatical, separação silábica ou conjugação verbal da palavra. Além disso, destacamos que a nossa intenção foi fornecer informações de forma clara e objetiva, oferecendo aos leitores um conteúdo rico em sinônimos, significados e curiosidades sobre a língua portuguesa.

E assim finalizamos nosso artigo, esperando ter contribuído para o enriquecimento do vocabulário de nossos leitores e despertado curiosidades sobre as palavras e expressões que utilizamos no nosso dia a dia. Caso você tenha alguma sugestão ou dúvida, não deixe de nos contatar. Aproveite também para explorar outras publicações do nosso site, com certeza você encontrará mais informações valiosas sobre a língua portuguesa e suas peculiaridades. Obrigado por nos acompanhar!