Agudizar: palavra que denota o ato de tornar algo mais agudo, afiado ou intenso. Sinônimos incluem: acentuar, intensificar e amplificar. É um verbo transitivo direto da língua portuguesa. Também é utilizado no sentido de agravar ou exacerbar uma situação ou problema.

Agudizar: Sinônimos, significados e curiosidades linguísticas da palavra no contexto da língua portuguesa

Agudizar é um verbo da língua portuguesa que possui diversos sinônimos, tais como intensificar, agravar, aumentar e acentuar. Essas palavras podem ser utilizadas como alternativas para expressar o mesmo sentido de agudizar.

Além dos sinônimos, é importante conhecer também os significados e curiosidades linguísticas relacionadas a essa palavra. No contexto de agudizar, podemos destacar algumas informações interessantes.

A origem da palavra agudizar remonta ao latim “acutus”, que significa “afiado” ou “pontiagudo”. Essa raiz latina está presente na formação de outras palavras da língua portuguesa, como agudo e acústica, por exemplo.

Quanto à classe gramatical, agudizar é um verbo transitivo direto, ou seja, necessita de um complemento sem preposição para completar seu sentido. Por exemplo, “ela agudizou o problema”.

No que se refere à separação silábica, a palavra agudizar é dividida em sílabas da seguinte forma: a-gu-di-zar.

É importante mencionar também que agudizar pode ser conjugado nos diferentes tempos verbais, tais como presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente, entre outros. A conjugação varia de acordo com o sujeito da frase e o tempo verbal desejado.

Em relação à definição do tempo verbal da palavra, é necessário analisar o contexto em que ela está sendo utilizada. Agudizar pode indicar uma ação que está ocorrendo no presente, já aconteceu no passado ou pode acontecer no futuro.

Essas são algumas informações relevantes sobre a palavra agudizar no contexto da língua portuguesa. Esperamos que essas curiosidades sejam úteis para expandir o conhecimento e enriquecer o vocabulário dos leitores.

Palavras-chave: sinônimos, significados de palavras, língua portuguesa, agudizar, origem da palavra, curiosidades linguísticas, classe gramatical, separação silábica, conjugação verbal.

Perguntas Frequentes

Agudizar – Tornar mais agudo ou intenso. Sinônimos: intensificar, agravar, acentuar, exacerbar. Exemplo de uso: “A crise econômica agudizou-se nos últimos meses.”

Agudizar – Tornar mais agudo ou intenso. Sinônimos: intensificar, agravar, acentuar, exacerbar. Exemplo de uso: “A crise econômica agudizou-se nos últimos meses.”

Agudizar – Agravar-se ou intensificar-se. Sinônimos: piorar, acentuar-se, agravar-se, deteriorar-se. Exemplo de uso: “A situação política agudizou-se depois do escândalo de corrupção.”

Agudizar significa agravar-se ou intensificar-se. Alguns sinônimos para agudizar são piorar, acentuar-se, agravar-se e deteriorar-se. Um exemplo de uso seria: “A situação política agudizou-se depois do escândalo de corrupção.” Neste contexto de Sinônimos, Significados de Palavras e Língua Portuguesa, é importante destacar que “agudizar” é utilizado para descrever o processo de tornar uma situação ou problema ainda pior ou mais intenso.

Agudizar – Fazer com que algo se torne mais agudo ou afiado. Sinônimos: afiar, apontar, amolar. Exemplo de uso: “O pedreiro agudizou a ponta da faca para fazer um corte mais preciso.”

Agudizar é um verbo que significa tornar algo mais agudo ou afiado. Alguns sinônimos desse termo são: afiar, apontar e amolar.

Exemplo de uso: “O pedreiro agudizou a ponta da faca para fazer um corte mais preciso.”

Nesse contexto, a palavra “agudizar” se refere ao ato de deixar a ponta da faca mais fina e afiada, com o objetivo de realizar um corte mais preciso.

Em conclusão, podemos afirmar que o verbo “agudizar” é uma excelente opção para enriquecer nosso vocabulário e expressar ideias com maior precisão. Por meio de seus sinônimos, como “intensificar”, “acentuar” e “agudar”, podemos transmitir o sentido de tornar algo mais intenso, acentuado ou agudo.

Ao explorar os significados da palavra, percebemos que ela pode ser aplicada em diferentes contextos, como o aprimoramento de habilidades, a intensificação de sensações ou a ampliação do entendimento. Além disso, é interessante destacar que “agudizar” também possui antônimos, como “amenizar” e “suavizar”, que nos permitem expressar a ideia oposta.

Outras informações relevantes, como a origem da palavra e curiosidades relacionadas, podem despertar ainda mais o interesse dos usuários. Ao apresentar sua classe gramatical, separação silábica, tipo do verbo, conjugação e definição do tempo verbal, tornamos o conhecimento sobre “agudizar” ainda mais completo.

Portanto, tanto pelo seu valor linguístico quanto pela riqueza de informações que o acompanham, “agudizar” é uma palavra que merece ser explorada e utilizada em nosso dia a dia. Com essa ampliação do nosso repertório lexical, expandimos nossa capacidade de comunicação e enriquecemos nossas expressões.